Minha ansiedade gerou Hipocondria

Você é hipocondríaco? Já se perguntou o que é isso? A hipocondria, mais também conhecida como Neurose de Doença, é uma doença psicológica que afeta principalmente pessoas que possuem um distúrbio de ansiedade, ou ataques de pânico. 
Me lembro até hoje quando comecei a ficar hipocondríaca! Desde Maio de 2018 já vinha sentindo sintomas de ansiedade generalizada, falta de ar, dor/pressão no peito, sacudidas elétricas, e, então, em 08/08, no dia do meu aniversário, senti uma sensação de irrealidade e de perigo iminente, eu estava dentro da sala, e parecia que nada ali era real, eu queria ir embora, mas fiquei, então a sensação passou. Dias depois fui no Cardiologista para fazer um Eletrocardiograma, o médico não detectou nada de anormal, meu coração estava bem. No entanto, as coisas foram piorando. Dia 14/09/2018 tive meu primeiro ataque de pânico, numa madrugada, levantei desesperada achando que estava infartando, eu tremia, suava, estava fraca e pálida, com falta de ar, tontura e coração acelerado. Fui à UPA às 02:00 da manhã, mas chegando lá estava mais calma e alguns sintomas já haviam passado. 
Desde aquela época já tive uns 12 ataques de pânico dentro de 4 meses, alguns piores, outros nem tanto. Tá, mas o que isso tem a ver com a Hipocondria? Simples! Tudo! 
Uma pessoa hipocondríaca acha que tem uma doença grave, pesquisa como louca os sintomas na internet, já acha que adquiriu a doença só de ler ou ouvir falar sobre, fica angustiada, sente sintomas por vezes até psicológicos, mas que parecem físicos. 
Eu me lembro que quando comecei a ficar ansiosa, já achava que tinha: 
Cervicalgia e Dissecção da Carótida. 
Isso nos meados de Maio, mas naquela época ainda não sabia desse meu problema.
Já em Setembro, quando me deu o meu primeiro ataque de pânico, fiquei paranoica, tudo o que eu sentia era sintoma de um infarto iminente. 
O pior é que, na minha família, minha mãe infartou e minha avó morreu de infarto, o que me gera grande insegurança e angústia. 
Esses quadros de doenças na família também levam a hipocondria. 
Depois de um tempo já fui achando que estava pra ter um infarto a qualquer momento, ou até mesmo um AVC. Lembro que estava na faculdade, no meio de uma aula, e pesquisei sintomas de AVC, fui chegando meu corpo, pra ver se não tinha "assimetrias" ou fraquezas nos braços, que são alguns sintomas de AVC. Eu erguia meus braços lá em cima para ver se eles não caíam e se não estavam fracos e dormentes. Mas embora nada demais tenha ocorrido, eu ainda sentia uma angústia. Meu pensamento era: "Eu sei que algo vai acontecer comigo. Algo de muito ruim".
Hipocondria é a ansiedade por doença. A pessoa fica tão ansiosa, que qualquer coisa, seja algo sério ou não, já é motivo para algo grave. 
Fui no médico, dia 12/01/2019, ele disse que estou com extrassístoles devido à ansiedade. E que isso não era grave, que meu coração estava bom. Eu acreditei nisso? Não. 
Um outro sintoma da Hipocondria é você não crer 100% no que seu médico fala. Eu saí de lá um pouco melhor, embora já estava encucada de novo. Quarta-feira agora vou fazer um exame de sangue e Ecocardiograma, talvez eu fique melhor ao ver o resultado. Eu ainda me convenço de que há algo muito sério comigo, já chorei e rezei de desespero. Realmente creio que algo muito sério está se passando.
Bom, e não parou por aí... Agora além de achar que tenho problemas cardíacos, também julgo uma pneumonia, embolia pulmonar, asma, meningite ou bronquite que estão me acometendo.
Mas antes de achar isso tudo, achei que tinha diabetes. O verão chegou, e eu tomo muita água. Sede excessiva é sinal de diabetes, eu fui pesquisar. Os sintomas bateram, e então pronto, bastou ler eles que eu já fiquei angustiada. 
Um hipocondríaco lê sobre uma doença e passa a crer que tem aquela doença. E fala dessas doenças para todos, em busca de um conforto, mesmo que este  seja em vão, já que basicamente ainda não acredita no que os outros falam. 
Recentemente minhas unhas das mãos estão roxas. Eu fui pesquisar sobre o que é. Descobri que pode ser sinal de algo grave acontecendo. 
Isso já bastou para me gerar uma angústia, eu checava as unhas de todos que convivo para ver se eles tem os pés das unhas roxos. Meu pai, minha tia e meu tio tem. Numa cor um pouco diferente da minha, mas tem. 
E isso me tranquilizou? Nunca. Agora acho que não é só eu que estou com um problema grave, mas meus familiares também. 
Meu amigo chegou a me mandar uma foto das unhas dele pra mim ver, eram meio arroxeadas sim. Mas não importa, não acho que há algo certo com isso. O Google disse que não. É grave. GRAVE. 
Unhas arroxeadas? Sintomas de doenças cardíacas ou infecções pulmonares. 
Eu fui atrás para pesquisar, pesquisei doença por doença. Descartei algumas, adicionei algumas. 
Provavelmente estou com uma doença cardíaca, asma ou alguma doença no fígado, já que todas causam arroxeamento das unhas, e alguns outros sintomas se enquadram a tudo que sinto. Eu sei que já vou no Cardiologista, e logo mais vou marcar um Pneumonologista. Se for algo grave, posso detectar antes. 
O problema é que dizem que estou ficando paranoica, louca, obcecada por doença. Claro, sou hipocondríaca. Eu realmente tenho medo enorme de ter alguma doença grave e não diagnosticada. 
Eu só quero realizar exames e mais exames, ir em médicos, tomar medicações. 
Mas essa hipocondria está interferindo nas minhas relações. Meus pais brigam comigo, meus amigos falam que estou louca... Ninguém entende que algo grave está me acontecendo, só eu que sei disso. 
Talvez seja só da hipocondria, minha mãe jurou por Deus que minhas unhas sempre foram arroxeadas nos pés. Eu não sei, pois nunca reparei antes. Mas de qualquer jeito, necessito de exames. 

Enfim, a hipocondria e a ansiedade me trouxeram vários problemas. Medo de morte, sensação frequente de morte, obsessão com doenças, ansiedade, irritabilidade, ataques de pânico, angústia, dores no peito, opressão torácica, falta de ar, desânimo, tristeza, brigas... Tudo. 
Depois vou colocar um teste para saber se você é hipocondríaco. Eu sou, aliás, vivo vendo minhas palpitações, medindo meu coração pra ver se ele ainda está batendo, medindo minha pressão ou me apalpando para ver se não estou com febre. 
Isso também são sintomas de hipocondria. 
Você se identifica? 

Comentários